Finanças Verdes | September 13, 2018

Relatório de pesquisa com emissores e investidores sobre títulos verdes no Brasil

O mercado global de títulos verdes atingiu a cifra de R$ 500 bilhões em dezembro de 2017. Até junho de 2018, o mercado brasileiro de títulos verdes já havia ultrapassado a marca de R$ 13,7 bilhões. Desde junho de 2015 até hoje já foram emitidos 13 títulos verdes rotulados por empresas brasileiras, dos quais cinco no mercado internacional.

Ainda que com crescentes expectativas de emissões de títulos verdes no Brasil, o desenvolvimento do mercado passa por superar desafios do próprio mercado de títulos de dívida no Brasil e aprimorar processos, regulamentações e instrumentos financeiros. No âmbito das discussões do grupo de trabalho de títulos verdes do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), surgiu a necessidade de se confirmar e promover um maior entendimento sobre os títulos verdes por parte dos participantes do mercado de títulos de dívida, assim como identificar novos instrumentos e caminhos que vêm sendo discutidos para desenvolver esse novo mercado no Brasil.

Neste sentido, o presente relatório descreve os resultados de uma pesquisa efetuada junto a (potenciais) emissores e investidores sobre o mercado brasileiro de títulos verdes, com o objetivo de entender os entraves ao crescimento do mercado de títulos verdes no Brasil, as oportunidades e benefícios de emissão e investimento, os fatores impulsionadores de decisões de emissão e investimento, os mecanismos e instrumentos financeiros preferíveis para fomentar o mercado e a percepção de emissores e investidores quanto ao aperfeiçoamento regulatório, especialmente quanto aos temas discutidos no LAB.

Faça o download da publicação aqui.

Uma iniciativa de: