Publicações | September 1, 2020

A vez do S

O setor financeiro vive uma mudança de comportamento com relação à gestão de riscos nas operações de crédito, investimentos e seguros. Além das informações financeiras, tradicionalmente utilizadas nas análises de crédito, modelos de valoração de ativos e de subscrição de riscos de seguros, questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) assumem uma importância crescente entre os gestores de risco do sistema financeiro internacional.

Entre os fatores para tal, destaca-se o maior interesse e compreensão sobre os impactos potenciais de questões não-financeiras sobre as operações e resultados das empresas, afetando diretamente a rentabilidade das carteiras e a sinistralidade das seguradoras. Essas questões, consideradas pré-financeiras, acarretam na necessidade de aumentar o cuidado e a robustez das análises de riscos.

O Laboratório de Inovação Financeira – LAB, por meio do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos ASG e Transparência, visa a identificar com clareza os principais obstáculos, construir soluções e elaborar recomendações para a incorporação de aspectos sociais aos processos de análise de riscos e tomada de decisão do setor financeiro.

Para isso, atua em conjunto com diversos atores do Sistema Financeiro Nacional (SFN) na pesquisa e desenvolvimento de materiais que apoiem os profissionais na análise e monitoramento das questões sociais nas operações de crédito, investimento e seguros.

Faça o download da publicação aqui.

Uma iniciativa de: