Eventos | February 23, 2024

Segunda rodada de Reuniões de 2023

Entre os dias 07 de novembro a 06 de dezembro, os Grupos de Trabalho do LAB reuniram-se para compartilhar o avanço dos trabalhos desenvolvidos e debater os temas em pauta. Mais de 220 membros dos diferentes GTs participaram das reuniões.

 

GT Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto

 

O GT Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto se reuniu dia 07 de novembro. A reunião contou com a participação de entidades gestoras do LAB e de mais 55 membros do GT, que, com a condução dos consultores Felipe Vignoli e Rachel Sampaio, apresentaram os resultados trazidos pelo GT neste ano e debateram o planejamento para o próximo ciclo. Sobre a temática métricas e gestão de impacto, foram apresentados os avanços do grupo na gestão de impacto para o microcrédito; em Blended Finance foi abordada a interação com o regulador e possíveis contribuições técnicas do LAB ao uso do mecanismo; e em Diversidade foram debatidas as potenciais contribuições das instituições financeiras para maior inclusão econômica-social. 

 

A agenda do dia  e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Pauta]

 

GT Finanças Verdes

 

O GT Finanças Verdes se reuniu no dia 14 de novembro. Participaram do encontro representantes das entidades gestoras do LAB e mais de 72 membros do GT, que, com a condução dos consultores Roberta Simonetti e Eduardo Cury, compartilharam  o plano de trabalho que será realizado no próximo ciclo pelos respectivos subgrupos. No tema Financiamento às Infraestruturas Sustentáveis foi debatida a incorporação de  Soluções Baseadas na Natureza (SbN) às infraestruturas tradicionais. Sobre os Mercados de Carbono, foram abordados desafios e oportunidades para o desenvolvimento dos mercados voluntário e regulado. Em Agricultura e Uso Sustentável da Terra, foi abordado o fomento à agenda de Bioeconomia Florestal.

 

A agenda do dia e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Pauta]

 

GT Gestão de Risco ASG e Transparência 

 

O GT Gestão de Risco ASG e Transparência se reuniu no dia 21 de novembro para o compartilhamento dos avanços nas diferentes frentes temáticas. A reunião contou com a participação de entidades gestoras do LAB e de mais 59 membros do GT, e foi conduzida pela Fernanda Feil, Fernando Teixeira e Beatriz Marcoje, que compartilharam  o plano de trabalho dos respectivos subgrupos. Sobre a temática Taxonomia, foram abordadas experiências de outras jurisdições e como estas podem oferecer subsídios à agenda pública na construção e implementação de uma taxonomia no Brasil. Em Riscos ASG, Clima e Biodiversidade, foram apresentados os resultados e principais inputs da trilha de conhecimento Clima e Biodiversidade em Finanças promovida ao longo de 2023.  

 

A agenda do dia está disponível nos links abaixo.

[Relatório] [Pauta]

 

GT Fintech

 

O GT Fintech se reuniu no dia 06 de dezembro para debater os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo ao longo do ano. Participaram do encontro representantes das entidades gestoras do LAB e mais 40 membros do GT, que, com a condução da consultora Gabriela Goulart, discutiram a organização e planejamento deste GT para o próximo ciclo. Para o subgrupo Inovação e Soluções de Mercado foram debatidas as considerações gerais e o estudo conceitual sobre DeFi e Infraestrutura de Mercado. Já para o Subgrupo Fomento do Ecossistema de Inovação Financeira foi apresentada a iniciativa de soluções de inovação para desafios do SNF em dados ASG.

 

A agenda do dia e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Pauta]

Uma iniciativa de: