Eventos | June 9, 2021

Segunda rodada de reuniões de 2020

Entre os dias 4 a 25 de novembro, os Grupos de Trabalho do LAB se reuniram para compartilhar seus avanços ao longo do ano e definir as principais frentes e iniciativas para o próximo ciclo. Mais de 270 participantes dos diferentes GTs do LAB passaram pelas quatro reuniões.

GT Risco ASG e Transparência 

O GT Risco ASG e Transparência se reuniu dia 4 de novembro, abrindo a segunda e última rodada de Reuniões Anuais de 2020 do LAB. Transparência da informação, riscos sociais e climáticos e desafios para a gestão integrada de riscos ASG foram os temas de destaque da reunião, que discutiu o programa de capacitação de riscos climáticos; as sugestões enviadas à consulta pública da ICVM 480 e a apresentação da TNFD – Task Force on Nature-related Financial Disclosures. A reunião contou com a participação das entidades gestoras do LAB e de mais de 55 membros do GT, que, com a condução da consultora Maria Eugenia Buosi, apresentaram o andamento dos projetos.

A agenda do dia, as apresentações e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Apresentações] [Pauta]

GT Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto

O GT Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto se reuniu dia 12 de novembro para compartilhamento dos avanços nas diferentes frentes temáticas. Oportunidades e tendências para desenvolvimento de estruturas de blended finance no Brasil, diversidade e inclusão social com sugestões à consulta pública da ICVM 480, e o estudo de instrumentos financeiros (FIDC) para acesso a capital por MPMEs foram os temas de destaque. 

A reunião contou com a participação das entidades gestoras do LAB (ABDE, BID, CVM e GIZ) e de mais de 70 membros do GT, que, com a condução dos consultores Felipe Vignoli e Rachel Sampaio de Andrade Sampaio, compartilharam os avanços nos projetos deste Grupo de Trabalho.

A agenda do dia, as apresentações e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Apresentações] [Pauta]

GT Fintech

O GT Fintech se reuniu no dia 18 de novembro para debater o desenvolvimento do Plano de Trabalho para 2021. A apresentação e debate dos resultados da pesquisa e da escuta a stakeholders sobre potenciais novas iniciativas para o GT, os avanços e próximos passos do trabalho sobre ativos mobiliários digitais, e o processo de chamadas para sandbox regulatório no país foram os principais temas da reunião.

Participaram do encontro as entidades gestoras do LAB (ABDE, BID, CVM e GIZ) e mais 50 membros do GT, que, com a condução dos consultores Gabriel Porto e Bernardo Kruel, compartilharam os avanços e debateram os próximos passos nos projetos do Grupo de Trabalho.

A agenda do dia, as apresentações e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo.

[Relatório] [Apresentações] [Pauta]

GT Finanças Verdes

O GT Finanças Verdes se reuniu dia 25 de novembro, finalizando a segunda rodada de Reuniões Anuais do Laboratório de Inovação Financeira em 2020. O desenvolvimento do mercado de títulos verdes com foco no debate do mercado de carbono e taxonomia; financiamento para agricultura e uso sustentável da terra; critérios ASG e impactos no setor de saneamento e resíduos sólidos, bem como os avanços nas iniciativas voltadas para o financiamento de projetos em eficiência energética e geração solar distribuída, entre os quais o FGE – Fundo Garantidor de Energia e o CREE –  Certificado de Recebíveis de Eficiência Energética, foram os principais temas desta reunião.

Participaram do encontro as entidades gestoras do LAB (ABDE, BID, CVM e GIZ), representantes do MDR, MAPA, MME, ME e Banco Central, e mais de 98 membros do GT, que, com a condução do consultor âncora Leonardo Werneck, e dos consultores especialistas Bruno Youssif, Caroline Griggs e Ricardo Nogueira, compartilharam os avanços e os próximos passos nos projetos deste Grupo de Trabalho.

A agenda do dia, as apresentações e o relatório com os resultados desta reunião estão disponíveis nos links abaixo:

[Relatório] [Apresentações] [Pauta]

Uma iniciativa de: