gt_impacto

O GT Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto tem como objetivo alavancar capital para modelos de negócio que atendam a necessidades sociais por meio de instrumentos financeiros inovadores.

Constituído por três subgrupos para o desenvolvimento de trabalhos, o GT Instrumentos Financeiros e
Investimentos de Impacto trabalha com as frentes temáticas Blended Finance, Diversidade no Sistema
Financeiro; e Acesso a Capital por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

Esse GT atua para promover transparência e equidade no mercado de capitais e no acesso a produtos financeiros; contribuir para o acesso a capital por micro, pequenas e médias empresas; e promover ambiente favorável à criação de estruturas financeiras que reúnam capital público, privado e filantrópico para investir em negócios de impacto no Brasil e para pilotar instrumentos financeiros replicáveis.


Subgrupo Estruturas de Blended Finance:

  • Impacto esperado: ampliar a oferta de recursos e promover ambiente favorável para a criação de instrumentos de investimento que reúnam capital público, privado e filantrópico para investir em negócios de impacto no Brasil.
  • Temas abordados: desafios regulatórios, contratuais e de governança para a criação de veículos de investimento que sejam capazes de receber capital público e privado para investimento em impacto social.

Subgrupo Diversidade no Sistema Financeiro:

  • Impacto esperado: ampliação da diversidade na administração de empresas listadas e maior disponibilidade de produtos financeiros ou ferramentas relacionadas à promoção da diversidade (gênero, raça, idade e competências).
  • Temas abordados: mapeamento, fomento e apoio à transparência e a produtos financeiros que fomentem a equidade de gênero, raça, competências, orientação sexual e/ou idade.

Subgrupo Inovação Financeira para Acesso a Capital por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs):

  • Impacto esperado: disseminar o uso de instrumentos de acesso a capital por Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) e ampliar a visibilidade de soluções inovadoras que contribuam para isso.
  • Temas abordados: instrumentos inovadores via mercado de capitais, crédito e garantias, com especial olhar para o papel de atores chave, como Fintechs, Reguladores, Sistema de Fomento e Sistema Cooperativo.

O GT Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto é composto por entidades de diversos setores. Confira:

AgeRIOaliançabancoobbarcellos tucunduvabasementbemteviBRQBTGPactualclimate venturesdinamoendeavorImpact HubInstituto-IguamoedanaturaNEESsTone percentPIPERODHIUMsalumSistema BSUSEPtrêVoxwater.orgwright capitalzurich_santander

Também Participam

30% Club, ABRAFIBRAS, Ação Jovem, Aggrego, ANBIMA, Arns de Oliveira, Banco BS2, Banco Santander, BMA Law, BNB, BNDES, Bradesco, Brasfi, BTLaw, BVM12, Caixa Econômica Federal, Candido de Oliveira Advogados, Captable, Cescon Barrieu, CFA Society, Citi Private Bank Brasil, Comportamental Consultoria, Consórcio do Nordeste, Consulado Britânico, Conta Black, Converge Capital, Dima, Endeavor, Equity, Ernst Young, Firgun, Fomento Paraná, Fundo Vale, GIZ, Grana Preta, i-Care, IABS, ICE, Impact Bank, Insper, Instituto Votorantim, Ipea, IVPC, JGP, KPMG, Kria, Latimpacto, Lefosse Advogados, Mauá Investimentos, MCM Corporate, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério de Infraestrutura, Ministério do Desenvolvimento Regional, Movimento Black Money, Petrobrás, PGE-BH, PRI, Rio de Impacto, Sicoob, Stone, Tribo, Vert Capital, Water.org, WCD, We Impact, WWF, XP,Yunus Negócios Sociais.


Aqui você encontra contribuições e conquistas de destaque referente a este GT. Para saber
mais sobre cada uma delas, clique nos links disponíveis.

Novidades do GT

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) realizou, no dia 20/04, o quinto e último webinar da Trilha Estruturas Inovadoras para acesso a capital por MPMEs. O evento “Acesso a Capital por MPMEs: Aprendizados e Contribuições ao Ecossistema Empreendedor” foi organizado pelo Grupo de Trabalho Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto e reuniu representantes do IPEA, […] Leia mais

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) realiza, no próximo dia 20/04, das 10h às 11h30, o quinto e último webinar da Trilha Estruturas Inovadoras para acesso a capital por MPMEs.O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto e leva o nome “Acesso a Capital por MPMEs: Aprendizados e […] Leia mais

Uma iniciativa de: