Notícias | January 9, 2024

Alteração da Estrutura do LAB

Caro(a) participante do LAB,
É com a sensação de missão cumprida que compartilhamos com você a conclusão do ciclo do GT Gestão de Riscos ASG e Transparência do LAB, após quase cinco anos de muito trabalho e importantes entregas, sob a coordenação da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, por meio do projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS), implementado com o apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Em 2019, reconhecendo no LAB um fórum pronto ao propósito de uma das vertentes do Projeto FiBraS – o de contribuir ao desenvolvimento de um sistema financeiro verde e sustentável no Brasil –, a GIZ propôs aos fundadores do LAB a criação do que viria a ser o GT ASG, que ampliava os aspectos das finanças sustentáveis abordados no LAB, trazendo a perspectiva do risco e das oportunidades de projetos socioambientais.
De início, foram criados Subgrupos de Trabalho com foco em Riscos Climáticos; Riscos Sociais; Gestão Integrada de Riscos e em Transparência, responsáveis por entregas importantes em disseminação de conhecimento e capacitação, sobretudo sobre as recomendações da TCFD – Task Force on Climate-related Financial Disclosures; e em contribuições regulatórias no eixo da promoção da transparência e ampliação da divulgação de informações ASG.
Em 2022, alinhado ao contexto e às oportunidades de contribuição à agenda das finanças sustentáveis, o GT se reestruturou para endereçar dois temas de extrema relevância: Taxonomia e Biodiversidade.  O primeiro, buscando avaliar e identificar elementos que pudessem subsidiar a criação de uma taxonomia em finanças sustentáveis em âmbito nacional; e o segundo visando sobretudo contribuir com o maior conhecimento na temática de riscos associados ao comprometimento da biodiversidade e do capital natural, dando visibilidade ao debate ainda emergente, inclusive, em âmbito internacional. 
Acreditamos que os desdobramentos desses esforços, por um lado, contribuíram para ampliar a visibilidade do tema biodiversidade no país, e, por outro, inspiraram o governo em sua proposta de Plano de Ação para a Taxonomia Sustentável Brasileira, alcançando o impacto desejado pelo Grupo de Trabalho.
Com o desenvolvimento de uma Taxonomia Nacional em curso, a expectativa é a de que os debates que se seguirão, e as contribuições requeridas, terão potencialmente caráter mais setorial, o que certamente poderá ser conduzido por GTs com foco específico em adicionalidades ambientais e/ou sociais.
Diante da conclusão dos trabalhos do GT Gestão de Riscos ASG e Transparência, as entidades fundadoras do LAB agradecem à GIZ pela parceria no Comitê Gestor e pela condução deste GT cujos resultados dão a dimensão da relevância do trabalho nele desenvolvido nas temáticas gestão de riscos ASG; transparência; biodiversidade e, sobretudo, em taxonomia em finanças sustentáveis – frente que no momento finaliza o último de uma série de três relatórios que tem por objetivo levantar aspectos a serem considerados para a construção e implementação de uma taxonomia oficial e unificada no Brasil.
O GT Gestão de Riscos ASG encerra seu ciclo virtuoso de trabalho em maio de 2024, quando concluirá suas entregas. Na ocasião, também será detalhada a alternativa de transição dos membros para outros GTs do LAB.
Todas as entregas do GT Gestão de Riscos ASG e Transparência estão disponíveis e serão mantidas no site do LAB, onde seguirão contribuindo com a ampliação do conhecimento em finanças sustentáveis e áreas afins. A GIZ também seguirá como membro e parceiro do LAB, atuando nos Grupos de Trabalho ativos que considerar sinérgicos com as suas ações em finanças sustentáveis, assim como todos(as) os(as) participantes do Grupo de Trabalho Gestão de Riscos ASG e Transparência, aos quais agradecemos profundamente.
Nosso muito obrigada ao Sebastian Sommer, Daniel Ricas, Christine Majowski, Fernanda Feil e Marco Schäffer, pela imensa contribuição no processo de amadurecimento do LAB e consolidação do trabalho desenvolvido no âmbito do GT ASG em seus diferentes momentos.
Gestores fundadores do LAB

Uma iniciativa de: