Fintech | May 15, 2024

LAB publica estudo conceitual sobre aplicações de Finanças Descentralizadas para Infraestrutura de Mercado

O LAB, através do Subgrupo Inovação do GT Fintech, apresenta o estudo “Considerações Conceituais: Finanças Descentralizadas (DeFi) e Infraestrutura de Mercado (IMFs)”. Este trabalho é fruto de debate e pesquisa aprofundada sobre potenciais usos da tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT) em atividades e serviços dos mercados financeiro e de capitais.

 

O trabalho teve como objetivo promover uma análise técnica e teórica sobre a possibilidade do funcionamento de atividades típicas de IMFs utilizando modelos e estruturas relacionadas a Criptoativos, protocolos de DeFi e DLT, explorando oportunidades e desafios. Buscou-se realizar este esforço de pensar atividades tradicionais ocorrendo sob as bases de uma nova tecnologia, mas sem perder de vista aspectos essenciais de preservação da proteção a investidores, da eficiência de mercados e demais objetivos da regulação nacional.

 

O texto traz os principais requisitos necessários para o funcionamento de uma IMF e elenca os principais conceitos de DeFi identificados. Além disso, explora possíveis usos de DLT em funcionalidades típicas de uma IMF (conciliação, controle de titularidade, entrega contra pagamento, escalabilidade e resiliência, interoperabilidade, supervisão). A publicação também aprofunda nos possíveis usos de DLT para liquidação e custódia.

 

Leia o estudo completo aqui: link

 

Boa leitura!

Uma iniciativa de: