Publicações | March 11, 2020

Desmistificando Títulos Verdes: CRA Verde – Revista RI

O agronegócio é um dos principais motores econômicos do Brasil, representando 21,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e sendo responsável pela geração de um em cada três empregos no país. No cenário internacional, o agronegócio faz do Brasil o celeiro do mundo, na qualidade de maior exportador líquido de alimentos.

O incontestável protagonismo econômico do agronegócio brasileiro, entretanto, deve ser ponderado com o elevado nível de emissões de gases de efeitos estufa (GEEs) das atividades que o compõem.

Aliado a isso, é crescente a demanda de consumidores agrícolas por produtos alinhados a padrões internacionais de sustentabilidade, conservação ambiental e metas climáticas, o que deverá influenciar de modo relevante a forma como as atividades agropastoris são conduzidas no país.

Em um cenário de restrição, ou mesmo impossibilidade, da alocação de recursos públicos e muitos questionamentos acerca da utilização de subsídios fiscais, o aumento da participação do setor privado no financiamento do setor é fundamental para permitir a diversificação de políticas agropecuárias, estimular a competição na concessão de crédito e assegurar o aporte de recursos de uma maior e mais heterogênea gama de investidores para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Acesse a publicação completa aqui.

Uma iniciativa de: