Gestão de Risco ASG e Transparência | May 15, 2020

Como implementar as recomendações da Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas às mudanças climáticas

Em dezembro de 2015, o Financial Stability Board (FSB) criou a Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) para desenvolver divulgações relacionadas ao clima que “pudessem promover decisões de investimento, crédito [ou empréstimo] e subscrição de seguros mais bem fundamentadas” e que, por sua vez, “permitiriam aos stakeholders entender melhor as concentrações ativos relacionados ao carbono no setor financeiro e as exposições do sistema financeiro aos riscos relacionados às mudanças climáticas.”

Para cumprir sua missão, a Força-tarefa desenvolveu um protocolo com quatro recomendações que podem ser amplamente adotadas para divulgações financeiras relacionadas ao clima, aplicáveis a organizações de todos os setores da economia e indústrias, conforme descrito no relatório “Recomendações da Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas”.

O relatório final reflete a análise do feedback do público, recebido ao longo de 2016 e 2017. A Força-tarefa solicitou esse feedback de várias formas, incluindo duas consultas públicas que resultaram em mais de 500 respostas, centenas de entrevistas na indústria, vários grupos focais e webinars.

Um aspecto importante das recomendações da Força-tarefa é sua inclusão nos principais (ou seja, públicos) relatórios financeiros anuais das organizações. Na maioria das jurisdições do G20, as empresas listadas em bolsa têm a obrigação legal de divulgar informações relevantes em seus relatórios financeiros – incluindo informações relevantes relacionadas ao clima.

A Força-tarefa acredita que riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas são ou podem ser relevantes para muitas organizações, e que seu relatório e este Anexo podem ajudá-las a cumprir com mais eficácia as obrigações de divulgação já existentes.

Além disso, a Força-tarefa incentiva organizações para as quais riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas podem ser relevantes no futuro que já comecem a divulgar informações financeiras relacionadas ao clima fora dos relatórios financeiros, para facilitar a incorporação de tais informações nos relatórios financeiros assim que as questões forem consideradas relevantes.

Faça o download da publicação aqui.

Uma iniciativa de: