Gestão de Risco ASG e Transparência | May 15, 2020

Suplemento Técnico – A Utilização da Análise de Cenários da Divulgação de Riscos e Oportunidades Relacionados às Mudanças Climáticas

Para muitas organizações, os efeitos mais significativos das mudanças climáticas têm a probabilidade de surgir no médio ou longo prazo, mas não há certeza de quando ocorrerão nem sua magnitude. Tal incerteza apresenta desafios para as organizações compreenderem os possíveis efeitos das mudanças climáticas sobre seus negócios, suas estratégias e seu desempenho financeiro.

Para incorporar adequadamente os possíveis efeitos das mudanças climáticas em seus processos de planejamento, as organizações precisam analisar como os riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas podem evoluir e suas possíveis implicações para os negócios em diferentes condições. Uma maneira de avaliar tais implicações é utilizar a análise de cenários.

A análise de cenários é um método bem estabelecido para o desenvolvimento dados de entrada para planos estratégicos a fim de aprimorar sua flexibilidade e resiliência para vários cenários futuros. A utilização da análise de cenários para avaliar os riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e suas possíveis implicações para os negócios é, no entanto, relativamente recente.

Dada a importância de avaliações prospectivas dos riscos relacionados ao clima, a Força-Tarefa acredita que a análise de cenários é uma ferramenta importante e útil para as organizações, tanto para entender as implicações estratégicas dos riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas quanto para informar os stakeholders sobre como a organização está se posicionando face a tais riscos e oportunidades.

Também pode fornecer informações prospectivas para investidores, credores e seguradoras. Para ajudar as organizações a utilizar a análise de cenários relacionada às mudanças climáticas na preparação de uma divulgação em linha com as Recomendações da Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas, este suplemento técnico apresenta e discute diversos temas relevantes.

Faça o download da publicação aqui.

Uma iniciativa de: